A fibra é uma espécie de carboidrato que o organismo não pode diluir. Diferentemente do que ocorre com outros carboidratos, ela não pode ser dividida em moléculas de açúcar, logo não eleva o índice glicêmico. Então, saiba os benefícios das fibras para a saúde.

As fibras podem ser encontradas em uma parte das frutas, vegetais, grãos e nozes. Como elas não são digeridas ao passar pelo organismo, preservam o sistema digestivo sadio, ajudando nos processos intestinais. Elas também eliminam o colesterol ruim.

Entenda mais sobre as fibras e como elas podem beneficiar a sua saúde.

9 benefícios das fibras para saúde

Existem dois tipos de fibras: a fibra solúvel e a fibra insolúvel. A primeira pode ser dissolvida em água e regula os índices de açúcar no sangue, além de reduzir o colesterol, auxiliar na digestão e saciedade. Elas podem ser encontradas em: bagas, maçãs, frutas cítricas, peras e mirtilos.

Já a fibra insolúvel não pode ser dissolvida em água e ajuda a dar mais volume para as fezes. Ela contribui acelerando os movimentos do sistema digestivo. Esse tipo de fibra previne a constipação e é encontrada em vegetais, como: aipo, pepino, tomates e cenouras.

Confira os benefícios das fibras para você ficar mais saudável.

1- Auxilia o coração


As fibras ajudam a prevenir ataques cardíacos, reduzindo em 40% as chances do surgimento de doenças do coração. Além disso, consumir sete gramas de fibra diariamente também ajuda a diminuir em 7% os riscos de AVC.

2- Previne Hemorroidas

 

Um dos benefícios das fibras pode ser visto com a prevenção de diversas doenças. Logo, uma dieta com alto teor de fibras é capaz de diminuir o risco do aparecimento de hemorroidas também.

3- Melhora a Pele

As fibras atuam eliminando fungos e fermentos do corpo. Isso faz com que eles sejam expelidos pela pele, evitando problemas de erupções cutâneas e acne. Por isso, esses carboidratos contribuem até mesmo para a beleza de uma pessoa.

 

4- Ajuda na saúde intestinal

 

As fibras melhoram as fezes, prevenindo diarreia e constipação. Reduzem as chances do aparecimento de doenças diverticulares, como o surgimento de bolsas pequenas em seu cólon.  

5- Diminui os cálculos renais e cálculos biliares

 

Ter uma dieta rica em fibras ajuda também a evitar cálculos renais e cálculos biliares. Isso ocorre, provavelmente, devido à regulação nos índices de açúcar no sangue. Logo, você terá muito mais qualidade de vida.

6- Auxilia na manutenção do peso

 

Por aumentarem a saciedade, as fibras fazem com que você não sinta fome com tanta frequência. Além disso, também fornecem mais energia para o corpo. Por esses benefícios, as fibras previnem a obesidade.  

6- Reduz os índices de colesterol


A fibra solúvel ajuda a diminuir os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Ela pode ser encontrada, por exemplo, na semente de linhaça. Outras vantagens de consumir esse carboidrato são a redução de inflamações e da pressão arterial.

Agora que você sabe os benefícios das fibras para a saúde, complemente seu cardápio com: amora, pera, abacate, morango, ervilhas, quiabo, vagem, abóbora cabotiá; repolho, espinafre, entre outros. Assim, você poderá ter uma vida mais saudável e feliz, mantendo sua saúde todos os dias.

O que achou do artigo? Deixe nos comentários se você costuma consumir fibras em seu dia a dia.

 

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