De acordo com um estudo feito pela Universidade de Bath, no Reino Unido, o café da manhã auxilia na aceleração metabólica. Isso quer dizer que a primeira refeição do dia ajuda a queimar mais carboidratos durante o movimento. Veja agora por que o café da manhã faz bem para a saúde!

Se você pensava que não tomar o café da manhã seria melhor para perder peso, pode ver que é o oposto. Além disso, existem diversos motivos para manter este momento em seu dia. Confira as dicas sobre saúde e alimentação.  

Efeitos do café da manhã na perda calórica

Os pesquisadores do Departamento de Saúde da Universidade descobriram algo muito interessante. Eles estudaram os efeitos de tomar café da manhã antes de fazer uma hora de atividade física. Entre os participantes foram escolhidos 12 rapazes. Esse grupo foi separado em uma parte para fazer bicicleta após comer e outra que fez o exercício em jejum.

Depois da prática ou descanso, os cientistas realizaram testes na glicose sanguínea e mediram os níveis de glicogênio muscular. Foi constatado que tomar café da manhã acelerou a taxa de queima dos carboidratos durante a atividade física. Além disso, também melhorou a velocidade de digestão e metabolização dos alimentos posteriormente ao exercício.

O estudo provou que foram consumidos, não apenas os carboidratos vindos da primeira refeição. Ou seja, o café da manhã tem efeitos ainda melhores, ajudando a digerir os carboidratos armazenados nos músculos, como o glicogênio.

Sendo assim, a crença popular de que o melhor é fazer exercícios físicos em jejum foi derrubada pela pesquisa. Para ajudar no controle do peso, faça uma refeição leve pela manhã antes de começar sua atividade física. Assim, você se sentirá muito melhor durante o dia.

8 razões que mostram por que o café da manhã faz bem para a saúde

Na correria do cotidiano é comum comer a caminho do trabalho, faculdade ou escola. Ou ainda deixar de comer o café da manhã. Poucas pessoas sabem da importância de fazer sua refeição matinal para aumentar o bem-estar durante todo o dia.

O café da manhã colabora para que o organismo possa funcionar de forma adequada. Com o passar das horas, o metabolismo fica mais lento, em especial à noite. Por isso, consumir algo cedo contribui para acelerar o processo metabólico. Veja por que o café da manhã faz bem para a saúde:

  1. ele oferece mais energia para gastar durante o dia;
  2. retarda a perda de massa muscular;
  3. ajuda a ter mais ânimo para praticar atividades físicas;
  4. faz com que não se sinta tanta fome no passar do dia;
  5. ajuda a manter a saciedade até a hora do almoço;
  6. acelera o metabolismo;
  7. evita acúmulo de gordura localizada;
  8. ajuda a manter o foco nas atividades mentais.

 

Agora que você sabe por que o café da manhã faz bem para a saúde, não deixe de fazer essa refeição em sua rotina. Dessa forma você sentirá muito mais disposição, terá uma queima calórica mais eficiente e ficará saciado por mais tempo.


Gostou do artigo? Então, vamos continuar essa conversa. Deixe nos comentários o que você costuma comer no café da manhã e se faz essa refeição.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *