Uma preocupação da gestante é dormir bem. Isso é importante tanto para ela recuperar suas energias, quanto para o desenvolvimento saudável do bebê. Por isso, é comum a pergunta: o que fazer para evitar a insônia na gravidez?

Embora esse problema seja comum, não são todas as gestantes que passam por isso. Se esse for o seu caso, não se preocupe. Confira as melhores dicas para dormir tranquilamente durante a sua gestação.

O que causa insônia na gravidez?

Futuras mamães que já apresentam quadros de ansiedade e estresse tendem a sofrer com insônia na gravidez. Além disso, as alterações hormonais e a emoção pela vinda do bebê deixa a mulher mais propensa a noites em claro.

Outro motivo de desconforto é a barriga. Devido a isso não é fácil encontrar a melhor posição para dormir. A sonolência é comum nos três primeiro meses, porém após esse tempo os casos de insônia começam a surgir.

Além disso, a maior produção de estrogênio e progesterona também estimula o organismo e faz com que a gestante acorde várias vezes durante seu sono. Logo, além da preocupação para que tudo ocorra bem, o próprio corpo faz com que a mulher fique mais agitada nesse período.

A vontade constante de urinar também pode ser uma das causas da insônia na gravidez. Ao acordar no meio da noite é mais difícil retornar ao descanso tranquilo. Com isso, é muito comum passar toda a madrugada tentando descansar, mas sem conseguir.

O que fazer para evitar a insônia na gravidez?

É importante cuidar de si mesma para estar com energia quando for a hora do parto e depois para receber seu filho. Então, confira algumas dicas para ter um sono mais tranquilo durante a sua gestação.

1. Durma de lado

Essa é a posição mais confortável para descansar durante a gravidez. Dê preferência para o lado esquerdo, pois ajuda no funcionamento dos rins. Outra vantagem é melhorar a circulação do sangue, enviando mais nutrientes para a placenta.

2. Ponha uma almofada entre suas pernas

Além de dormir de lado, coloque uma almofada macia entre os joelhos. Esse detalhe evitará dores nas costas e deixará a coluna mais ereta. Assim, será mais fácil evitar a insônia.

3. Beba menos água durante a noite

Beber muitos líquidos após as 18 horas aumenta a vontade de urinar depois de já estar deitada. Mantenha o corpo hidratado, com os oito copos de água diários, porém prefira a parte da manhã e tarde para isso.

4. Evite alimentos picantes, gordurosos ou ácidos

Esse tipo de comida pode causar azia e atrapalhar o sono. Além disso, o sistema digestivo está funcionando de forma lenta e leva mais tempo para metabolizar esses alimentos. Por isso, é comum sentir mal-estar após o consumo.

5. Não durma de barriga para cima

Essa posição é a mais incômoda. O peso do útero estará sobrecarregando a coluna e os outros órgãos. Logo, prejudicará a circulação sanguínea tanto da mãe quanto a do bebê.

Agora que você sabe o que fazer para evitar a insônia na gravidez, coloque essas dicas em prática. Dessa forma, esse momento será ainda mais especial e tranquilo para você e toda a sua família.

Gostou do artigo? Então, que tal compartilhar com outras futuras mamães? Elas adorarão saber essas dicas importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *