Biscoitos, bolachas e bolo são alimentos muito saborosos, não é? Porém, será que eles também são saudáveis? Entenda mais sobre a gordura trans, saiba o que é e como ela afeta a sua saúde.

O consumo excessivo desse tipo de gordura é um fator crucial para o desenvolvimento de obesidade. Por isso, ler os rótulos é fundamental. Apenas dessa forma você poderá saber o que está levando para casa.

Gordura trans: O que é?

A gordura trans é uma substância produzida por meio de óleos vegetais, passando por um processo de hidrogenação. Isso significa que moléculas de hidrogênio são acrescidas a ela.

Esse processo foi criado pela indústria alimentícia com o propósito de substituir a gordura de origem animal. Outro fator importante também foi manter os alimentos conservados e bonitos por mais tempo.

Gordura trans: como afeta à saúde?

O organismo necessita apenas de uma pequena quantidade de gordura, seja de origem animal ou vegetal. As melhores para o corpo são o ômega 3 e o ômega 6. Já a gordura trans não traz nenhum benefício para o metabolismo, inclusive ela não é bem digerida.

Por isso, grande parte dessa substância fica armazenada no tecido adiposo. Logo, ela aumenta o risco de ganhar peso, porém de uma maneira prejudicial para a saúde. Ainda que seu objetivo seja ter mais massa corporal, as gorduras trans apenas deixarão seu organismo menos sadio.

Gordura trans: como age no organismo?

Consumir alimentos ricos em gorduras trans afeta a regulação do colesterol. Eles aumentam o colesterol ruim (LDL) e, fazem mais, ainda diminuem a porcentagem de colesterol bom (HDL). Esse fato pode desencadear diversas doenças cardiovasculares.

Além disso, a gordura trans ainda ajuda no desenvolvimento das temíveis gorduras localizadas. Por isso, ela faz com que se ganhe mais peso, mas sem contribuir para sua saúde e bem-estar. Porém, essa substância não afeta apenas a estética, a gordura trans ainda aumenta os risco de diabetes e de câncer.

Gordura trans: em quais alimentos ela pode ser encontrada?

Comidas processadas podem trazer mais praticidade, porém qual é o preço que você está pagando por isso? Com o passar dos anos, todos eles alimentos industrializados contribuirão para vários problemas de saúde e um envelhecimento precoce. Então, fique atento e veja 10 alimentos que contém gordura trans:

1- Pães industrializados: em especial os que tem massa adocicada;

 

2- Batata frita: tanto as batatas do fast-food quanto as encontradas em pacote do tipo chips;

 

3 – Biscoitos: não apenas os recheados, a gordura trans está em diversos biscoitos;

 

4 – Sorvete: possui um teor muito elevado desse tipo de gordura;

 

5 – Chocolate: também é rico em gordura trans, em especial o tipo Diet.

 

6 – Bolos semi-prontos ou prontos: contém grande índice de  gordura hidrogenada.  

 

7 – Pipoca de micro-ondas: outra vilã da saúde. O objetivo é conservar mais o produto e deixar saboroso.

 

8 – Margarina: as mais densas são as que possuem muito mais gordura trans;

 

9 – Temperos prontos: a gordura está presente tanto nos que são em pó, sachês ou tabletes.

 

10 – Achocolatados líquidos:aqueles que vêm prontos em caixas são os mais prejudiciais.

 

Agora que você sabe o que é gordura trans e como ela afeta sua saúde, busque fazer trocas mais saudáveis. Por exemplo, no lugar do bolo, opte por uma salada de frutas. Já para a margarina, experimente a manteiga. Assim você terá muito mais qualidade de vida.

 

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe nas redes sociais para que todos saibam os efeitos da gordura trans para o corpo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *