Você sabe qual a importância de um descanso reparador? Tanto a saúde física quanto o próprio bem-estar são beneficiados com um repouso tranquilo. Então, veja agora como dormir melhor e acabar com a insônia.

Sendo assim, aprenda a cuidar da sua rotina noturna para ter muito mais disposição no dia seguinte. Confira!

A importância de cuidar do sono

Um grupo de pessoas acredita que se dormir menos terá mais tempo para ser produtivo. Já outro, prolonga ao máximo o tempo na cama quando o despertador toca. Ambos os casos apresentam um extremo prejudicial: a falta de cuidado com o sono.

Com isso, tanto a produtividade quanto o descanso são prejudicados. Quando se dorme menos do que deveria o corpo entra em um processo de estresse. Por isso há um aumento temporário na capacidade de ação.

Ou seja, o corpo está sendo forçado a trabalhar mais do que sua capacidade. Embora isso funcione por algumas semanas, chega o momento em que os efeitos surgem. Então é comum que apareçam sintomas como o esgotamento e incapacidade para continuar trabalhando (a síndrome de burnout).

Por outro lado, as pessoas que estendem mais o sono do que deveriam têm consequências na qualidade de vida. Por exemplo, ao voltar a dormir depois que o despertador toca é comum chegar atrasado a um local. Assim, diversas vezes esse grupo pula refeições ou come rapidamente, o que contribui para a ansiedade.

3 dicas para dormir melhor e acabar com a insônia

Ter uma noite calma e viver sem insônia é um direito do ser humano, uma vez que o sono é uma necessidade fisiológica. Por isso, veja 3 dicas para ter um descanso mais agradável e evitar acordar durante a madrugada.

1. Consuma comidas leves à noite

Um erro muito comum é comer alimentos gordurosos, ácidos ou picantes depois das 18h. No período noturno o aparelho digestivo está mais lento, por isso o ideal é fazer um lanche ou comer algo leve. Isso facilita a digestão e não atrapalha o sono.

2. Organize tudo na véspera

Já acordou atrasado e passou horas procurando sua roupa, sapatos, pastas, chaves e bolsa? Para estender mais o tempo de repouso pela manhã, organize todos os objetos na véspera. Assim, os 30 minutos que você levaria para arrumar tudo serão aproveitados dormindo um pouco mais.  

3. Durma sempre no mesmo horário

Para o relógio biológico funcionar perfeitamente é preciso criar rotinas. Assim, o organismo internaliza o processo de sonolência para a hora que você costuma dormir. Uma dica bônus é manter esse ritmo também ao acordar, mesmo nos finais de semana.

Agora você já sabe como dormir melhor e acabar com a insônia. Siga esses 3 passos e verá a diferença. Então, apenas é preciso colocar essas atitudes em ação para ter dias com um rendimento muito melhor.

Você é do grupo que prefere dormir menos para aproveitar mais as horas ou é daqueles que dorme além do horário? Coloque sua resposta nos comentários e não deixe de conferir a dos outros leitores.

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