Você costuma levantar sem disposição? Ou até mesmo mais cansado do que quando foi dormir? Então, algumas atitudes em sua rotina estão atrapalhando seu sono. Para que isso não aconteça, veja 5 dicas para acordar bem e evitar a insônia.

Com truques simples é possível ter uma noite relaxante para despertar com muito mais energia. Confira!

Como acordar bem e prevenir a insônia?

Veja as melhores dicas para ter uma manhã com mais disposição! Assim, quando anoitecer será muito mais fácil dormir com tranquilidade.  

1. Abra as cortinas

O organismo regula o ciclo de sono-vigília pelo sol. Quando está claro, o cérebro entende que é o momento de ficar ativo. Já quando escurece, é o período para descansar. Por isso, abrir as cortinas pela manhã ajuda para que o corpo desperte.

Outra opção é deixar as persianas levemente abertas. Portanto, ao invés de acordar assustado com o despertador, acordará com os raios do sol. Assim, a luz ajudará para que a produção de melatonina reduza e o despertar acontece naturalmente.

2. Tome um copo de água

Deixe sempre um copo ou uma garrafa com água ao lado da cama. Com isso, logo nos primeiros momentos do dia já poderá hidratar o corpo. Então, o sistema digestivo começará a trabalhar gradualmente.

Esse ato ajuda a manter o desempenho e a gerar mais energia para as próximas horas. Além de ser uma prática fácil e que todos podem adotar em sua rotina matinal para acordar bem.

3. Tenha um bom café da manhã

Um café da manhã balanceado e nutritivo é essencial para ter um ótimo dia. Por ser a primeira refeição, ela quebrará o jejum e alimentará o corpo nas primeiras horas do dia. Por isso, não se deve pular o lanche matinal.

Muitas pessoas não têm o hábito de comer pela manhã. Porém, esse costume pode ser aprendido aos poucos. Pode começar com frutas e bebidas leves, como um suco natural.

4. Faça atividades físicas pela manhã

Os exercícios são uma excelente forma para despertar o corpo logo cedo. Ao fazer atividades físicas na primeira parte do dia, será possível ter mais energia no decorrer das horas seguintes.

Porém, é importante saber que o ideal é não praticar exercícios à noite. Por ser uma forma de gerar adrenalina e disposição, o organismo ficará mais agitado. Logo, isso pode acabar causando insônia.

5. Acorde sempre à mesma hora

Até mesmo nos finais de semana é fundamental manter uma rotina de sono. Então, para que o relógio biológico funcione corretamente, busque ter um horário definido para o sono.

Isso vale tanto para o momento de acordar quando para a hora de dormir. Com esse cuidado o ritmo circadiano ficará regulado e funcionando. Então, não perca tempo e aplique essa tática.

Com essas 5 dicas para acordar bem e evitar a insônia, você poderá ter dias muito mais produtivos e noites tranquilas. Dessa forma, com atos simples, será possível ter muito mais qualidade de vida.

Gostou dos truques de hoje? Então, conte nos comentários qual desses hábitos você já colocará em prática.  

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